A ESCOLA É UM LOCAL PARA APRENDER, NÃO PARA ADOECER/MORRER


Um estudo europeu alerta que nos próximos 10 anos irão morrer cerca de 500 000 pessoas na Europa por causa da exposição ao amianto. O amianto é uma substância muito perigosa que provoca doenças mortais nomeadamente cancro do pulmão e que continua a existir em inúmeras escolas portuguesas. Este grave problema de saúde pública e ambiental viola os mais básicos direitos das crianças/jovens e d@s trabalhador@s das escolas (direito a estudar e trabalhar em local seguro para a sua saúde).

Dizem-nos sempre para esperar um pouco mais, mas há mais de 7 anos que foi aprovada em Portugal uma lei precisamente para remover o amianto das Escolas… BASTA! Estamos fartos de esperar quando precisamente esperar mais implica cada vez maiores riscos de doenças mortais para tod@s @s que frequentam as Escolas com amianto e para quem vive ou trabalha perto destas.

Convidamos toda a comunidade educativa da Escola Dom Domingos Jardo em Mira-Sintra a estar presente contra o amianto esta quinta-feira (1 de março) entre as 18h10 e as 18h30 em frente da escola. Estará presente um médico do S. Nacional de Saúde para nos explicar ainda melhor os reais perigos do amianto para a saúde pública. Exigimos que se cumpra a lei aprovada há mais de 7 anos!

Nem a chuva de hoje nos irá demover: TIREM-NOS O AMIANTO, NÃO O TEMPO DE SERVIÇO!

S.TO.P. Sindicato de tod@s @s professor@s

Foto de S.TO.P.