Basta de degradação: por uma escola pública de qualidade para todos

0
377

Sempre defendemos que faz falta – cada vez mais – a UNIÃO de TODOS os agentes da comunidade educativa, em torno da defesa de uma escola pública de qualidade: pais, professores, auxiliares de ação educativa e outros profissionais do sistema educativo.

Por isso mesmo, ontem, representantes do S.TO.P. estiveram SOLIDÁRIOS a apoiar a concentração dos pais de Vila Nova de Gaia, em frente à Dgeste (Porto), a propósito da falta de funcionários que se faz sentir em inúmeras escolas deste concelho, como por todo o país!

Como tod@s sabemos este problema constitui um RISCO a vários níveis: desde potenciar vários problemas quanto à segurança, degradar o ambiente escolar como, consequentemente, as condições de aprendizagem dentro da sala de aula.

É uma vergonha que este problema se ARRASTE pelo menos desde 2016, com o M.Educação a prometer mais e mais funcionários para as escolas, os quais, como se sabe, não chegam às escolas. E isto apesar de em 2017 terem sido recolhidas mais de 12 000 assinaturas para denunciar este problema e dos debates parlamentares em 2018.

A questão tem sido abordada pela Tutela como consequência das baixas médicas dos funcionários: ora esta não é a causa deste problema, mas a própria consequência (ou seja, os funcionários em número a priori insuficiente, desvalorizados, sobrecarregados pela falta de colegas, chegam ao ponto de rutura de degradação da sua própria saúde).

JUNTOS SOMOS SEMPRE MAIS FORTES