Negociação com o ME (serviços mínimos)

0
98

Colegas, ontem o S.TO.P. recebeu um email “muito urgente” para uma reunião hoje com o Ministro da Educação (e os outros sindicatos docentes).

Essa reunião tem como objetivo a “negociação de um acordo quanto aos serviços mínimos e aos meios necessários para os assegurar” para a greve a TODAS as reuniões de avaliação convocada pelo S.TO.P. (mais uma vez dentro dos prazos legais) entre 2 a 31 de julho. Sobre isto queremos realçar o seguinte:

1. Isto demonstra inequivocamente que o S.TO.P. falou sempre verdade aos professores. Que não é obrigatório apresentar qualquer proposta de serviços mínimos nos pré-avisos de greve às reuniões de avaliação. E que naturalmente SE forem decretados serviços mínimos (existindo ou não acordo entre os sindicatos e o ME) estes teriam que ser do conhecimento dos professores ANTES do início da greve em questão;

2. Iremos manifestar a nossa incompreensão pelo ME ainda não ter respondido à nossa proposta (que entregámos no ME no passado dia 14 de junho para a resolução dos problemas que afetam professores e alunos), mas somos convocados COM MENOS DE 24 HORAS para uma reunião com o Ministro que visa NÃO RESOLVER OS TAIS PROBLEMAS, mas pretende apenas explorar formas de esvaziar o efeito da grande greve que os professores estão a realizar desde 4 de junho e que continua durante todo o mês de junho;

3. Por último, relembramos que TODOS os professores do S.TO.P. continuam com o mesmo número de turmas antes do surgimento deste sindicato. Não temos ninguém em exclusividade para o sindicato e estatutariamente somos o primeiro e único sindicato docente onde há mandatos finitos para os seus dirigentes (nunca teremos dirigentes eternos). Continuamos a dar aulas nas escolas e portanto os nossos interesses são EXACTAMENTE OS MESMOS da nossa classe docente. Não se preocupem, nesta e nas futuras reuniões, não abdicaremos de lutar com toda a força pelos direitos dos professores que estão todos os dias nas escolas.

UM POR TODOS E TODOS POR UM!

Foto de S.TO.P.