RECUSA DE CONVOCATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO

0
292

RECUSA DE CONVOCATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO (pessoal docente e não docente) pela Saúde Pública

Como é público, o S.TO.P. já denunciou a várias entidades nacionais e internacionais que recebemos a informação de cerca de 120 Agrupamentos/Escolas (para além de outras entidades na área educativa) terem chamado Profissionais da Educação para marcarem presença no seu local de trabalho (ou saírem de sua casa).

Temos RELATOS de colegas a serem chamados para reuniões de departamento, reuniões de equipa, dezenas de colegas dentro de uma sala, colegas individualmente na sala de aula a fazerem tarefas que poderiam ser realizadas em casa, colegas a serem chamadas para Juntas Médicas, instituições a requisitar professores para apoio a alunos no domicílio, doentes crónicos em serviço, etc.

Sobretudo temos recebido a denúncia de muitos colegas assistentes operacionais que estão a ser chamados para realizarem LIMPEZA de espaços escolares e sem material de segurança necessário.
De referir que a comunidade científica ALERTA que o Covid-19 pode permanecer ativo até cerca de 9 dias em superfícies/objetos e, por isso, é de uma total imprudência chamar Profissionais para efetuar limpezas, quando as aulas só irão começar, na melhor das hipóteses, em meados de abril.

No atual contexto da Pandemia será responsável obrigar pessoas a deslocarem-se para o seu local de trabalho em serviços claramente NÃO essenciais??
Obrigando-os, muitas vezes, a utilizar transportes públicos para depois irem para Escolas que ainda poderão estar infetadas, ou seja, expondo-se a si e/ou aos outros…

Também temos conhecimento que muitos diretores entretanto já MUDARAM e dispensaram a presença de Profissionais da Educação durante esta semana. Acreditamos que o trabalho que o S.TO.P. tem desenvolvido nestes últimos dias terá ajudado nesse sentido – mais uma vez fomos o primeiro sindicato na área da Educação a tomar posição clara contra o não encerramento de Escolas e, consequentemente, a realizar ações concretas para pressionar os vários Poderes a mudar comportamentos.

No entanto para os Profissionais de Educação que continuam a ser chamados para se apresentarem no seu local de trabalho (e que não queiram aceitar essa ordem) o S.TO.P. disponibiliza uma minuta: https://drive.google.com/…/1rGLPP6CxKJsva62PE5faP-hBi…/view…

Encerramento das Escolas para TODOS.

Exigimos quarentena JÁ com salário a 100% para TODOS.

https://youtu.be/FodkWxO8Cw8