AEC – 2 anos

0
201

Colegas, faz 2 anos que a luta dos colegas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) culminou com uma VITÓRIA importante contra o ME.

O ME pretendia alterar os critérios de contagem de tempo de serviço prestado em AEC “mudando as regras no meio do jogo”.
O S.TO.P., na altura com apenas 3 meses de existência, recebeu inúmeros pedidos de ajuda de colegas, muitos dos quais tinham feito grandes sacrifícios, durante vários anos, aceitando péssimos horários nas AEC, “apenas” na perspetiva da contagem de algum tempo de serviço (algo que com essa alteração pretendida pelo ME seria totalmente em vão).

O S.TO.P. na altura, mais uma vez, CONVIDOU todos os outros sindicatos/federações docentes a juntar forças para defender estes colegas mas, infelizmente nenhum sindicato se dignou sequer a responder a esse nosso apelo.

Apesar de nessa altura não ter logística praticamente nenhuma, o S.TO.P. foi o único sindicato a dinamizar reuniões de colegas por todo o país para, democraticamente, decidir como lutar contra esta injustiça.

Ou seja, OUSAMOS FAZER O QUE AINDA NÃO TINHA SIDO FEITO: dar oportunidade aos colegas para DEMOCRATICAMENTE discutir, decidir e concretizar a melhor forma de se defenderem deste ataque ignóbil do ME.

Essas reuniões ajudaram a gerar uma dinâmica de protestos por todo o país e, como é público, depois de uma sondagem com a participação de milhares de colegas das AEC, o S.TO.P. estava a preparar-se para avançar para a forma de luta mais votada nas reuniões e na sondagem: greve até o ME recuar. Algo que o ME fez, sensatamente, antes da greve começar.

Acreditamos ter ajudado os colegas das AEC a VENCER essa importante batalha.

JUNTOS somos MESMO + FORTES!

Nota: A imagem é da reunião do Porto onde participaram 60 colegas.