Greve/luta no início do ano letivo: VALE A PENA LUTAR!

0
243

Colegas, precisamente quando várias Escolas começaram a fechar devido à greve dinamizada pelo S.TO.P., o Primeiro-Ministro António Costa anunciou numa escola: ” a contratação IMEDIATA de mais 1500 assistentes operacionais (A.O.)”.

O que se devia ter feito o mais tardar em finais de agosto, para garantir as mínimas condições de segurança em várias escolas, fez-se apenas depois de mais de 1 300 000 pessoas regressarem às Escolas… Acreditamos que o S.TO.P. com esta greve ajudou a aumentar a pressão ao governo e obrigá-lo a atuar (resolver a falta de A.O. era a primeira reivindicação desta greve).
O encerramento de escolas que não tinham condições de funcionamento e a contestação de muitos profissionais da educação (docentes e não docentes), bem como de alguns pais, contribuíram de modo significativo para que se comece a concretizar medidas necessárias.

Esperamos que o governo cumpra efetivamente essa contratação imediatamente. Se não cumprir ou se os Profissionais da Educação constatarem que, apesar destes 1500 A.O., continuam a não estar reunidas as condições mínimas de segurança, o S.TO.P. , mais uma vez, estará disponível para estar ao lado de quem luta pelos seus direitos. Doa a quem doer continuaremos a defender a saúde de todos que trabalham e estudam nas Escolas. Onde os Profissionais da Educação constatem que não estão salvaguardadas as condições mínimas de segurança para a comunidade educativa e onde mais colegas (docentes e não docentes) estão dispostos a lutar para denunciar/exigir melhores condições, solicitem-nos uma reunião sindical enviando-nos um email para s.to.p.sindicato@gmail.com

Nessas reuniões, democraticamente, os Profissionais de Educação poderão decidir que formas de luta querem fazer (e podem contar com a ajuda do S.TO.P. para concretizá-las). Como ficou evidente o ano passado durante a greve inédita contra o amianto escolar ou com a greve desta semana, vale a pena lutar!

JUNTOS SOMOS + FORTES!

P.s. Além desta Secundária em Linda-a-Velha também encerraram outras escolas devido à greve (por exemplo: E.B. 2,3 Professor Noronha Feio, E.B. 1 Gil Vicente, E.B.1 Cesario Verde, etc). Agradecemos que colegas de outras escolas que encerraram durante a semana de 14 a 18 de setembro enviem essa informação para o email: s.to.p.sindicato@gmail.com

Notícia na SIC: https://sicnoticias.pt/…/2020-09-18-Greve-de…