Há escolas a acabar com os turnos/desdobramentos e as aulas práticas

0
934

Colegas, fomos informados que algumas escolas estão a acabar com os turnos/desdobramentos e as aulas práticas nomeadamente das seguintes disciplinas: Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Físico-Química e Física e Química A.

Comunicámos a várias entidades nacionais a nossa preocupação com esta medida que além de prejudicar muitos alunos coloca em causa o princípio da equidade da Educação (consagrado na nossa Constituição). Também iremos enviar ao Provedor de justiça.

Texto já enviado:

“Exmo. Presidente da República

Exmo. Primeiro Ministro

Exmo. Ministro da Educação

Exmo. Ministro da Ciência

Exma. Presidente do Conselho Nacional de Educação

Exmo. Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República

Vimos por este meio alertar que fomos informados que algumas escolas estão a acabar com os turnos/desdobramentos e as aulas práticas nomeadamente das seguintes disciplinas: Ciências Naturais, Biologia e Geologia e Físico-Química e Física e Química A.

Como é reconhecido por todos, nestas disciplinas é muito importante a parte prática para um melhor processo de ensino-aprendizagem para os nossos alunos, além de estimular o seu espírito científico (competências definidas como fundamentais para o Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória). As lacunas desta vertente prática irão, irremediavelmente, manifestar-se também nos futuros cidadãos e em particular nos futuros estudantes do Ensino Superior. O contexto da atual pandemia só torna ainda mais incompreensível a não redução do número de alunos por sala em particular nestas disciplinas.

Consideramos que nas Escolas onde os alunos são privados de aulas práticas com um número mais reduzido de alunos (como tem acontecido nos últimos anos) além de prejudicar diretamente esses alunos, impedindo a concretização das Aprendizagens Essenciais, coloca em causa o princípio da equidade da Educação (consagrado na nossa Constituição). 

Consequentemente apelamos para que as entidades competentes atuem rapidamente no sentido de garantir a equidade da educação/ensino a todos os alunos de todo o país também nas disciplinas referidas.

Apelamos a que mais colegas que se encontrem em Escolas onde esta situação se verifique que nos informem para o email s.to.p.sindicato@gmail.com para podermos atualizar essa informação às entidades competentes.

JUNTOS SEREMOS + FORTES!

p.s. Escolas onde colegas nos informaram sobre a alteração normal da distribuição de carga horária em CN /FQ /BG /FQ A por mudanças nas aulas de turnos:

– EB/S Vialonga;

– Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Rio de Mouro, Sintra: Secundário com turnos reduzidos (90min) e 3º ciclo sem turnos;

– Escola Secundária de Pinheiro, Penafiel: só desdobra 10º e 11º;

– Agrupamento de Escolas de São Lourenço, Ermesinde

– Num dos agrupamentos da Póvoa do Varzim retiraram no 7º e 8º;

– Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira- sem turnos no 3º ciclo e no secundário.

– EB 2,3 de Viana do Castelo, Abelheira;

– Agrupamento Escolas Passos Manuel, Lisboa;

– Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira em Esposende.

– Agrupamento de Escolas de Miraflores perda de turnos do 3º ciclo (24 horas);

– Agrupamento de Escolas Luís António Verney sem turnos;

– Agrupamento de Escolas São Julião da Barra, Oeiras;

– Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, Vila do Conde;

– Escola Secundária de Felgueiras.