Luta vitoriosa contra a PACC faz 8 anos

0
638
Há precisamente 8 anos, o Ministro Nuno Crato pretendeu iniciar a chamada Prova de Avaliação de Conhecimento e Competências (PACC) à classe docente. Essa PACC, apesar da narrativa do governo PSD/CDS, era efetivamente mais uma forma ignóbil de humilhar e dividir a nossa classe.
 
Inicialmente o governo pretendia que cerca de 45 000 professores fizessem a ignóbil prova, mas muito devido à forte luta desenvolvida, apenas cerca de 6 000 colegas realizaram (pressionados) a 18 de dezembro de 2013.
Também nessa luta em 2013 (antes da existência do S.TO.P.) muitos professores sentiram a necessidade de se organizar por fora dos sindicatos tradicionais (que mais uma vez deixaram muito a desejar), o que permitiu unir a greve dos colegas vigilantes com o boicote efetivo à prova (dinamizado pelo Movimento Boicote&Cerco) dando um contributo decisivo para a VITÓRIA sobre esse ataque.
 
Como ficou evidente em 2013, também nas Escolas, quando a luta é forte é possível VENCER!
 
NOTA IMPORTANTE: em poucos anos passámos de um suposto “excesso de professores” para uma falta significativa de professores que deixa dezenas de milhar de alunos sem professor a uma ou mais disciplinas. Cúmulo da ironia, agora, ninguém fala de uma prova extra (tipo a PACC defendida pelo PS e PSD/CDS) para os professores com formação específica para a docência e já se aceitam “professores” sem qualquer formação específica para a docência…