Plenário Nacional de Profissionais da Educação (pessoal docente e não docente)

0
562

Hoje inicia-se um ano letivo com novas profundas injustiças, como por exemplo, os despedimentos de pessoal não docente na iminência de entrar para o Quadro!

Nem por um momento esquecemos cada um dos sérios problemas que se acumulam e afetam severamente os Profissionais de Educação: avaliação injusta com quotas, gestão escolar não democrática, concursos docentes injustos, estrangulamento no acesso ao 5.º e 7.º escalões, excessiva idade da reforma e consequente envelhecimento, precariedade, roubo do tempo de serviço, municipalização, falta crónica e os salários de miséria do pessoal não docente, impedimento do direito à mobilidade dos Técnicos Superiores de Educação, etc… 

Ou seja, se nada fizermos realmente diferente, este ano letivo aprofundará a desvalorização, desmotivação e exaustão que afeta todos os Profissionais de Educação, o que prejudicará também as nossas crianças e jovens.

ATÉ QUANDO ESTAMOS DISPOSTOS A SER DESCONSIDERADOS? Ou estamos dispostos a fazer o que ainda não foi feito por nós, pelas nossas famílias e pela qualidade da Escola Pública?

Nesse sentido, e para podermos construir um plano de luta o mais democraticamente possível, iremos realizar um Plenário Nacional online de Profissionais da Educação (docentes e não docentes).plenário nacional realizar-se-á sábado, 4 setembro, às 15h (podem participar sócios e não sócios).

O S.TO.P. apresentará propostas para um plano de luta para que o ME inicie urgentemente reuniões negociais (e nos respeite) sobre os temas fundamentais para quem trabalha nas escolas. Só com a nossa forte pressão coletiva poderemos começar a vencer essas e outras injustiças que afetam todos os Profissionais de Educação e também queremos, como sempre, ouvir as propostas de luta de todos.

Quem quiser participar no plenário, bastará enviar uma MENSAGEM com o assunto “Inscrição no plenário nacional 4 setembro”, com o seu nome completo, Escola e a sua profissão para S.TO.P.SINDICATO@GMAIL.COMaté dia 3 setembro (inclusive).

Até às 15h, de 4 de setembro, todos receberão o LINK respetivo para poder aceder à reunião.

Proposta de ordem de trabalhosO que podemos fazer para começar a mudar as profundas injustiças que afetam quem trabalha nas escolas?

Para podermos avançar com uma luta minimamente consequente é fundamental que este plenário seja muito participado. Por isso, TODOS os colegas que se inscreverem devem tentar convidar outros colegas a participarem também: JUNTOS SOMOS + FORTES!

Desejamos a todos um excelente ano letivo, mas para isso, como escreveu Vinícius de Moraes: “então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva”. 

A PARTILHAR com mais colegas.